Juntos, vamos aprofundar e discutir temas como a energia do FEMININO e do MASCULINO inclusivé nas relações, INTIMIDADE CONSCIENTE, EROTISMO e o impacto da falta dele nos relacionamentos românticos, CONSCIOUS RELATING, fazendo pontes com os ensinamentos as tradiçoes sagradas NEO-TANTRA e TAO.
Vamos aprender sobre práticas como EMBODIED INTIMACY (práticas de incorporação somática para ressensibilizar o teu corpo enquanto cultivas uma nova realidade neuronal para celebrar a SENSAÇÃO, o PRAZER E A VIVACIDADE do teu ser.
PRÁTICAS SOMÁTICAS de INTIMIDADE CONSCIENTE, Limites, necessidades e desejos, encontros seguros a cada momento,
Integrando o Eros através da Sexualidade Sagrada.
O retiro tem uma abordagem trauma-informada e funde conceitos antigos com psicoterapia somática moderna.
Tudo isto celebrado com práticas matinais, a mais épica ecstatic danse, cerimónia sagrada do cacau,
música medicinal ao vivo, revelações proféticas (o teu download interno) & muito HEART OPENING & LOVE CULTIVATION!!!!
O que a alma humana mais deseja é conexão.
Assim que nascemos, herdamos um sistema de apego cuja função primária é garantir a sobrevivência.
Este estilo de apego pode ser mais ou menos saudável, dependendo de como o mundo nos acolheu… garantindo ou não as nossas necessidades vitais, básicas, a nível físico e psico- emocional.
Chegamos ao mundo sem um sistema de autorregulação, o que significa que, enquanto crianças, não conseguimos regular a nossa biologia ou sobreviver sem um adulto que nos forneça as necessidades básicas biológicas como comida, abrigo, cuidados com higiene… e a um nível emocional: nutrição afectiva, amor, cuidado, presença e um sentido de segurança interna, protegendo-nos sempre que desejássemos.
É a qualidade do processo de corregulação nas nossas primeiras conexões infantis com os nossos cuidadores, que define a maneira como nos relacionamos com os outros na nossa vida amorosa adulta e nas relações sociais mais amplas.
O exemplo de intimidade e vínculo que tivemos na infância desempenha o maior papel no tipo de estilo de apego emocional que desenvolvemos nas nossas conexões românticas adultas.
O apego emocional é uma estratégia de SOBREVIVÊNCIA com um único propósito: SEGURANÇA.
A verdade é que muitos de nós não têm exemplos saudáveis de conexão e intimidade!
A maioria de nós sabe como os gatilhos emocionais tendem a sabotar as nossas experiências de conexão nesta vida!
Esta realidade emocional, erótica e sexual inibe-nos de criar relações seguras, confiáveis e amorosas com os outros no momento presente, no aqui e agora. Sentimo-nos assustados, dissociados, entorpecidos, perdidos nas relações, lutamos com a solidão na nossa realidade interior pessoal. Este encontro é um convite a passar deste entendimento cognitivo para uma nova realidade íntima segura, confiável e gratificante.
Através de uma atenção plena, em consciência e presença, trazemos atenção aos PADRÕES INCONSCIENTES que fundamentam as nossas relações.
Incentivamos a vibrante experiência de conexão através de diferentes abordagens relacionais somáticas, restaurando o nosso sentido de SEGURANÇA INTERNA, cultivando o enraízamento interno e externo e um forte sentido de PERTENCIMENTO , tudo essencial para melhorar as nossas relações. Reparando conflitos de maneira amorosa e usando os mal entendidos como um recurso de crescimento.
É uma conexão baseada no coração que gera uma profunda entrega ao amor, permitindo-nos TRANSCENDER A NECESSIDADE E O MEDO DO COMPROMISSO mas também SUPERAR O ISOLAMENTO E A VERGONHA e o trauma de uma maneira GENTIL e AMOROSA.
Juntos, semeamos uma cultura de confiança e amor, cuidando dos corações uns dos outros, trazendo os nossos medos mais profundos, desejos e necessidades em torno da conexão humana para a luz, fazendo as pazes com o trabalho de sombra, num espaço positivo de relacionamento consciente, sem julgamento, repressão, vergonha ou culpa, ESTAREMOS COLECTIVAMENTE DEVOTOS AO CRESCIMENTO E À TRANSFORMAÇÃO.
“A confiança é a base de qualquer relação e uma das coisas mais eróticas que existe.”
— Maria del Mar
Compreender a importância de te tornares mais íntimo de ti mesmo! Damos-te as boas-vindas ao teu corpo, tornando-o num lar primordial, um templo onde a segurança é uma condição interna ao serviço da expressão da tua força vital, permitindo que a sensação te informe e atualize sobre o que significa e o que se sente ser tu… alinhando isso com o teu lugar no mundo, honrando a tua alma.
Conectar contigo mesmo, com o teu corpo e com o teu sistema nervoso antes de te ligares aos outros: práticas de incorporação somática para ressensibilizar o teu corpo enquanto cultivas uma nova realidade neuronal para celebrar a SENSAÇÃO, o PRAZER E A VIVACIDADE do teu ser.
Sabedoria do corpo e a tua própria poesia interior através de sensações, técnicas de mapeamento energético e anatómico, que revelam o ancestral não consciente mas implícito.
Sintonizando-te com o teu SIM e NÃO interiores, bem como com a expressão autêntica das tuas próprias necessidades, anseios e desejos, redefinindo a tua identidade emocional e erótica.
Encontra o teu centro através do exercício do tom e capacidade do teu nervo vago, enquanto crias uma sensação interna de segurança ao conheceres o teu sistema nervoso e como regulá-lo.
Ganhar confiança em expressar e estabelecer limites que reflitam o que é verdadeiro para ti em cada momento.
Como relacionar-se e comunicar de forma consciente e eficaz.
Reconquistando o teu corpo como um instrumento emocional e sensorial de profunda conexão contigo mesmo e com os outro.
A conexão é o aspeto fundamental da sexualidade humana. Diretamente ligada à verdade autêntica de cada um, é a mais alta expressão de intimidade que temos connosco mesmos e com aqueles que amamos.
Uma conexão não saudável ou difícil com o nosso coração, com a nossa verdade, com a nossa alma, promove sempre um sentido de ruptura interna, desfragmentação do nosso eu superior, afastando-nos da nossa identidade erótica.
Tornamo-nos desconectados da nossa essência primordial, promovendo não só confusão espiritual, mas até a sensação de não possuirmos o nosso corpo, como um visitante do nosso próprio templo, tornando as relações pobres e vazias…
Frequentemente, prioriza-se e enfatiza-se uma sexualidade disfuncional, desprovida de nutrição genuína.
Defendemos o amor e a intimidade genuína, o erotismo vivo e o cuidado mútuo.
O nosso convite é para repensar a sexualidade como uma intimidade mais profunda e a expressão erótica como uma conexão autêntica e nutritiva. Como?
Criar uma sensação interna de segurança, conhecendo o sistema nervoso e como regulá-lo. Um sistema nervoso seguro leva às melhores relações, ao amor mais profundo e à experiência orgásmica parassimpática mais intensa.
O convite é para desenvolver um verdadeiro sentido de segurança! Porque o medo é algo muito antigo e muitas vezes muito sofisticado, impedindo-nos de experienciar a vida de uma forma selvagem e vibrante. As partes neuróticas de nós tendem a matar as partes eróticas de nós. O neurótico tem medo de sentir, evitando experienciar a vida de forma vibrante, não se expondo ao medo. A confiança é um estado sensorial porque os sentidos são as portas para o mundo interno e externo. Eles modulam, abrem e fecham de acordo com a atenção e significado que damos e recebemos do mundo. Assim, podemos dizer que a confiança está fortemente entrelaçada com a experiência somática.
e a vibração do coração num espaço de confiança, consentimento e inspiração.
Aprender a dominar a tua experiência erótica.
De mudar a tua interpretação sobre o amor e a intimidade.
vergonha e trauma em volta da tua identidade sexual.
Inclui todas as partes do teu corpo e da tua alma, a partir de uma postura de amor e aceitação, através do espelhamento nos outros.
Estados profundos de LIBERDADE e ÊXTASE não têm nada a ver com os outros, mas tudo a ver contigo. Tu és o autor da tua própria realidade sexual e íntima.
Ao momento presente, no qual podes encontrar a tua essência de forma autêntica, sintonizando-te com a tua própria intimidade e propósito de alma.
Ativando os sentidos como portais para a tua alma, tornando-os a ponte entre o espírito e os prazeres íntimos.
Ativar, recordar e reconectar as terminações nervosas do nosso corpo (fibras aferentes do tipo C), responsáveis pelas sensações associadas ao prazer. Resgatar a sensibilidade do corpo ao prazer é fundamental para uma experiência íntima que vá além do consciente.
*Convidamos à nudez, mas não é obrigatório. És livre de decidir o que é melhor para ti, sem interferir na escolha dos outros.
8:00 Práticas matinais
9:15-10:00 Pequeno almoço
10:15-11:00 Encontro com a tua familia (pod family).
11:00-13:00 Workshops de intimidade consciente e conscious relating, banhos de gelo…
13:00-14:00 Almoço
14:00-16:30 Tempo livre
16:30-18:00 Práticas de Intimidade Consciente da Tarde, Feminino & Masculino Sagrado, Cerimónia do Cacau …
19:00- 20h30 Jantar
20:30-22:30 Espaço de Eros (opcional: co-criação entre participantes e facilitadores na criação das cerimónias).
Cátia Leitão nasceu nas terras férteis de Portugal.
É uma alma criativa e selvagem, devota ao estudo da psique humana, sobretudo na área da intimidade consciente Sexualidade humana.
É bailarina e psicoterapeuta sexual somática.
Especializou-se em Psicoterapia e S.E, Sexologia Tantra, Yoga, Fertilidade Consciente, Meditação, Yoga do utero, Yoni yoga, práticas energéticas-espirituais-ancestrais, BMCenturing, dança contemporânea…
É Fundadora e criadora do projecto Consciencia Intima, um espaço dedicado à saude psico-emocional, sexual e intima da mulher, a partir de uma perspectiva consciente e humanizada.
Diogo Cardoso é um explorador da consciência, masculinidade e transformação humana.
Terapeuta, facilitador e mentor, apoia homens e mulheres na jornada do autoconhecimento, guiando-os na integração de traumas, padrões inconscientes e na expansão da sua autenticidade.
Especializou-se em terapia transpessoal, desenvolvimento humano, hipnose, PNL, psicoterapia, coaching, meditação e terapias holísticas, unindo ciência e espiritualidade no seu trabalho.
Especializou-se no trabalho com os homens, apoiando-os nesta jornada sobre a descoberta do que é ser homem!
Sou o Luis Ferreira e tenho 42 anos. Designer de formação, feito no IADE. A vida foi-me empurrando desde os meus 16 anos para a FOTOGRAFIA e para o MULTIMÉDIA. Foi nesse meio onde sempre me senti completo e feliz.
Com a pandemia acabei por sentir um chamado forte para experimentar os Retiros “Espirituais”. Eu prefiro chamar-lhes Trabalhos do Sentir ou Trabalhos de Luz. Por ter visto com os meus olhos processos de transformação e CURA tão eficazes, dediquei-me desde então a retratar e a gravar os melhores momentos de muitos retiros, círculos e práticas.
Tenho desenvolvido também sessões individuais e rebrandings utilizando assim os meus conhecimentos de Design.
Junta-te a mim nesta incrível TRIBO DA CURA / @tribodacura
A Biovilla é um refúgio de tranquilidade e conexão com a natureza, onde o corpo, a mente e o espírito podem se reencontrar. Este é o espaço ideal para a vivência do retiro, rodeado por paisagens serenas que convidam ao autoconhecimento e ao despertar interior.
Data: 22, 23, 24 e 25 de Maio de 2025
Desconto exclusivo para inscrições até 20 de Abril. Aproveite a oportunidade de garantir o seu lugar com preço reduzido!
Valor Especial para Antigos Alunos dos Facilitadores
Desconto especial. Envie-nos uma mensagem para mais informações e para garantir a sua vaga!
Preço após 20 de Abril, disponível até a data do evento.
Diogo Cardoso e Cátia Leitão
Telefone/WhatsApp:
+351 919 632 98